Mariana Mazzucato, The Brazilian Innovation System

Austeridade para quê? #chequeosfatos

Mariana Mazzucato, The Brazilian Innovation System

Mariana Mazzucato, autora de “O Estado Empreendedor – Desmascarando o Mito do Setor Público Vs. o Setor Privado“, deixa bem claro na citação acima o motivo pelo qual o corte de gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) é contraproducente quando se trata de desenvolvimento. O ponto fundamental é que esses gastos são na verdade investimentos que têm um retorno a longo prazo na forma de melhores empregos e maior produtividade.

No caso da pesquisa aplicada à saúde, os efeitos são ainda mais visíveis: o acesso a novas tecnologias de saúde pode reduzir os gastos com tratamento, devolver pessoas mais saudáveis ao mercado de trabalho, tornar mais eficaz o diagnóstico de doenças e muitos outros efeitos multiplicadores desse investimento. Isso, claro, se for garantido o acesso – o que significa garantia de produção, distribuição (no caso do Brasil, via SUS), preços acessíveis etc.

O trecho é do relatório que Mazzucato escreveu a pedido do governo brasileiro sobre o sistema de inovação nacional, que você encontra aqui.

Print Friendly, PDF & Email

Qual a sua opinião sobre isso?

Receba as novidades da UAEM Brasil!Entrar na lista de e-mails
+ +
%d blogueiros gostam disto: