[:pt]CT&I[:]

[:pt]Notícias de 30/04 a 15/05:

O MCTI anunciou que consultas públicas para a regulamentação do Marco Legal da ciência, tecnologia e inovação deve acontecer em breve por meio do portal Participa.br. A reunião também destacou algumas iniciativas e projetos interessantes, como o plano de levar o financiamento do Finep a outras regiões brasileiras e os projetos de estudo e monitoramento do vírus zika.

Ainda falando de desenvolvimento regional, neste ano o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados tem a relação entre universidades e desenvolvimento local como tema. Serão discutidos planos locais de desenvolvimento como também a relação entre universidade, comunidade e desenvolvimento socio-econômico.

O que pode frustrar esses e outros desenvolvimentos da inovação nacional é o corte de verbas que o setor enfrenta. Com reduções em editais e o congelamento de bolsas de pesquisa de órgãos de fomento nacionais e estatais, a continuidade da produção de tecnologia e uma possível saída econômica sustentável ficam ameaçadas.

A centralidade da universidade no desenvolvimento nacional e na superação de crises econômicas é tema de recorrente discussão, especialmente com a estruturação e ampliação dos núcleos de transferência de tecnologia. Apontados como ponte entre laboratório e empresa, é importante colocar em perspectiva a importância da inovação universitária também para o desenvolvimento social.

[:]

Print Friendly

Qual a sua opinião sobre isso?

Receba as novidades da UAEM Brasil!Entrar na lista de e-mails
+ +
%d blogueiros gostam disto: